O mês de março e o projeto Março Mulher estão encerrando com chave de ouro, e embora este não seja o último workshop a ser realizado, a quinta-feira (30) ficará marcada na história da Fundação Walter Peracchi de Barcellos – Funperacchi, quando a Mentora de Desenvolvimento Humano e Gestora de Projetos da Fundação, Ione Camelo, falou para mais de 50 mulheres da Brigada Militar, na sede do Comando Geral, em Porto Alegre.
Com a presença de Oficiais da Brigada Militar, entre elas a Chefe de Comunicação da Brigada Militar – BM, Major Andressa Dias; do presidente da Funperacchi, Roberto Alexandre dos Santos e sua esposa Carmen da Silva; do Relações Institucionais da fundação, Coronel Aroldo Medina; Ione Camelo falou e aplicou a ferramenta de Mapeamento de Perfil Comportamental, que vem fazendo enorme sucesso e tem despertado inúmeras reflexões entre as mulheres que atuam na segurança pública do Rio Grande do Sul.
Antes da realização do Workshop, o Coronel Medina apresentou a equipe da Funperacchi, anunciando e colocando à disposição das militares o serviço gratuito de fisioterapia, já que na fundação, conta-se com a profissional, Fernanda Oliveira, que poderá atuar preventivamente, mas também nas dores já existentes, e muitas vezes geradas pela carga de proteção que cada uma carrega nos ombros, ou por outros serviços que de forma repetitiva podem gerar alguma lesão.
O projeto Março Mulher que já havia conversado com algumas mulheres do 1° Batalhão de Polícia Militar, reuniu no espaço do Comando Geral a partir de agenda solicitada ao Coronel Feoli, um número expressivo de brigadianas que atuam tanto nos setores administrativos, quanto na linha de frente, no combate à criminalidade, e em ações de prevenção ao crime.
“O espaço da Funperacchi está à disposição de todas vocês, sejam associadas ou não, vocês podem ser voluntárias e utilizar o espaço da associação e os projetos que desenvolvemos. O projeto Março Mulher será permanente, porque compreendemos que precisamos abordar e conversar sobre outros temas que são do interesse de vocês, mulheres policiais militares, mas também mães, esposas, filhas, empreendedoras. Mulheres que desempenham muitas funções e que precisam de um olhar atento do Estado e também de fundações como a nossa, que tem como missão cuidar de quem cuida”, destacou o presidente da Funperacchi, Roberto Alexandre dos Santos.
Já Ione Camelo, responsável pelo projeto, disse que a cada execução da ferramenta de mapeamento é possível ver a reação da possibilidade de uma nova mulher, dentro de suas atribuições, nos olhos de cada uma. “Falar para mulheres da Brigada Militar é de uma responsabilidade imensa, porque somente elas sabem o que já viveram ou vivem para chegar onde estão. Poder tocar no coração ou plantar uma sementinha de autoestima, falar que elas não estão sós e que existem sim pessoas que se preocupam com elas, tem sido incrível, algo que só aumenta a nossa vontade de cuidar de quem cuida da gente”, disse.
A Funperacchi agradece a sensibilidade do Comando-Geral da Brigada Militar, por compreender que dentro de uma corporação onde sua maioria é formada por homens, olhar para a coragem, destreza, perseverança e abnegação destas mulheres é fundamental, e que momentos como os de hoje, de pausa nas preocupações de uma atividade tão tensa são fundamentais para a qualidade de vida pessoal e funcional.
Veja a galeria completa de fotos clicando AQUI.
Funperacchi
“Nossa força vem da nossa unidade. ”