A Fundação Walter Peracchi de Barcellos – Funperacchi, em parceria com a Brigada Militar e a OAB/RS realizou no domingo (11) na Catedral de Porto Alegre, a Cantata Natalina, com a presença de centenas de pessoas, que se emocionaram com a apresentação que durou cerca de 1h com a regência da maestrina Iovana Scaravelli.
A cantata reuniu além do Coral e Madrigal da Funperacchi, com a participação no coral do presidente Roberto Alexandre dos Santos; cantores do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados – CAARS, e músicos, que abrilhantaram a noite com melodias do século passado, canto gregoriano e barroco em italiano e latim.
A apresentação ocorreu no centro da Catedral de Porto Alegre, envolvendo com vigor e serenidade todos os presentes que ao final puderam ainda prestigiar a Banda da Brigada Militar, que aguardava junto ao presépio e a árvore de Natal da catedral, para uma apresentação de tradicionais músicas, como Noite Feliz.
O presidente da Funperacchi, Roberto Alexandre do Santos, ressaltou que a Cantata Natalina foi só o começo de inúmeros projetos culturais que a fundação quer oferecer aos agentes de segurança do Rio Grande do Sul. Emocionado, Roberto disse que é não somente um incentivador da cultura, mas que vê como obrigação proporcionar isso as centenas de homens e mulheres que se dedicam aos cuidados com a população gaúcha.
O Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Cláudio Feoli, na impossibilidade de comparecer, se fez presente a partir do Capitão Douglas Moraes Silveira, que estava acompanhado de sua esposa, e mais 30 alunos-policiais que compareceram no final das apresentações; além disso, a Associação dos Oficiais do Estado do RS – AOFERGS, esteve presente a partir do presidente Roberto José Larrossa e da diretora Diones Gabana; a Sargento RR Cláudia Pinto, transmitiu o abraço e representou a vereadora Comandante Nádia. Inúmeras outras autoridades militares, políticas, religiosas, executivas e civis agradeceram o convite e encaminharam mensagens de carinho e sucesso para a Funperacchi.
A OAB/RS estava gentilmente representada por vários colegas e amigos, onde agradecemos o advogado e atual coordenador da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Dr. Roque Reckziegel, em nome de todos os presentes.
Ao final das apresentações, a maestrina Iovana Scaravelli foi homenageada pelos presentes, por sua dedicação, amor e atenção ao projeto do Coral e Madrigal da Funperacchi.
A fundação agradece os parceiros, destacando que o Comandante da Brigada Militar, Coronel Feoli, desde o primeiro contato se demonstrou interessado e solícito ao projeto; e também todos os que puderam acompanhar presencialmente a Cantata Natalina, e também aqueles que acompanharam pelas redes sociais, ressaltando que um de seus compromissos é garantir o acesso à cultura, como forma de comtemplar o belo, mas fundamentalmente de acolhimento.
“Foi um lindo e emocionante momento de reflexão e celebração. Vivemos o período do Natal, a proximidade de um novo ano, e nada melhor do que encerrarmos simbolicamente as atividades de 2022 com uma linda apresentação”, finalizou o presidente Roberto.
Veja todas as fotos clicando AQUI.