O presidente da Fundação Walter Peracchi de Barcellos – Funperacchi, Roberto Alexandre dos Santos, acompanhado do diretor de Relações Institucionais, Aroldo Medina, esteve nesta quinta-feira (04), em Tramandaí, conversando com o prefeito Luiz Carlos Gauto da Silva, para tratar sobre o Programa Nacional de Segurança Pública nas Escolas.
Lançado a partir do edital de chamada pública n° 5/2023, a partir do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o programa pode ser desenvolvido a partir de projeto realizado pela Funperacchi, com o objetivo de desenvolver um plano de contingencia focado em uma nova cultura organizacional da segurança nas escolas, dando uma resposta cientifica aos ataques e a integridade física e emocional das crianças, adolescentes, trabalhadores da educação e familiares.
Conforme o presidente da Funperacchi, é fundamental dar fim ao pânico na rede escolar. “Creches e escolas devem ser espaços de desenvolvimento e aprendizado, por isso, precisamos garantir segurança nestes espaços e em seu entorno, aprimorando e institucionalizando a ronda específica especializada, combinada de ações de prevenção contra novos ataques, nos termos que consta no Edital da União. Nós enquanto Fundação, não podemos ser proponentes, apenas os municípios e Estados brasileiros, mais podemos ser os executores das áreas temáticas, que consta no edital”, disse Roberto.
O prefeito de Tramandaí, que é Tenente Coronel da Reserva da Brigada Militar, Luiz Carlos Gauto da Silva, destacou a importância do projeto, demonstrando interesse na implantação no município, que é o primeiro a ser visitado pela Funperacchi, dentro da proposta de implementação de um número de instituições onde a fundação possa desenvolver com plenitude as ações de combate à violência, e que possa devolver a tranquilidade a comunidade escolar.
“Agradecemos a visita do Roberto e do Aroldo, é muito importante que haja essa troca de experiências e o interesse de desenvolver projetos em prol da segurança dos nossos alunos. Estamos de portas abertas para o diálogo e apresentar as ações que já são realizadas no município”, destacou o Prefeito Luiz Carlos Gauto, que já tem aplicados no município a instalação do Botão do Pânico e o programa “Escola Mais Segura”, onde as instituições de ensino têm contato direto com a Guarda Municipal.
A Funperacchi receberá na próxima semana em sua sede, representantes de cerca de dez prefeituras, que deverão realizar um cadastro para a realização do programa em seus espaços escolares.
Da Prefeitura de Tramandaí participaram da reunião o Procurador do Município, Luciano Reuter; o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Claudiomir da Silva Pedro; e o Comandante da Guarda Municipal, Cristian Viecelli.
Funperacchi
Nossa força vem da nossa unidade.