A Fundação Walter Peracchi de Barcellos encaminhou nesta terça-feira (11) parceria com o Instituto Index de Pesquisas, que a mais de 25 anos atua no segmento. O objetivo é atender o que a Lei Federal 14.531 estabelece como diretriz legislativa e política, na prospecção de dados sobre a saúde mental e física dos policiais brasileiros, sejam eles civis ou militares.
Conforme o Diretor de Relações Institucionais da Funperacchi, Aroldo Medina, “este passo enquanto fundação é fundamental para desenvolvermos pesquisas focadas em um primeiro momento na BM, ao longo de abril iremos desenvolver um projeto, com a orientação técnica do Index, para que possamos mapear condições sócio econômicas do efetivo da BM, assim como a questão da saúde física e mental que a lei determina”, disse.
Ainda conforme Medina, que estava acompanhado da fisioterapeuta da Funperacchi, Fernanda Oliveira, a diretoria do Instituto Index acolheu de muito bom grado a proposta da parceria, onde o instituto e a fundação deverão no próximo período apresentar a partir de conhecimento cientifico e da própria opinião pública, como está a vida profissional do Brigadiano e como ele se sente na sociedade a partir dos desafios que enfrenta diariamente.
“A equipe do Index é extremamente qualificada e a partir da prospecção de dados principalmente qualitativos, proporcionará que possamos entender melhor a cultura organizacional da Brigada Militar e do próprio Soldado inserido na Instituição”, afirma o presidente da Funperacchi, Roberto Alexandre dos Santos.
A partir de agora reuniões técnicas periódicas serão realizadas, e após tudo formatado a Funperacchi deverá entregar ao Comando da Brigada, pesquisa que poderá estabelecer novas políticas de Estado focada na saúde física e mental dos policiais. “ O Comandante Geral da BM, Cláudio Feoli que já se manifestou a favor, destacando que é parceiro e incentivador deste tipo de pesquisa”, afirma Roberto.
A Funperacchi naturalmente irá começar o trabalho a partir da Brigada, seguindo logo pelo Corpo de Bombeiros Militar – CBMRS, Policia Civil, Susepe e Instituto Gerald e Perícias – IGP, tudo de forma responsável e orientada, sem queimar etapas, para apresentar à sociedade um trabalho fundamentado cientificamente.
Ao final da reunião, a equipe do Instituto Index foi presenteada com um exemplar da Revista Unidade, justamente por esta ser uma revista de cunho cientifico, que fomenta o conhecimento aplicado a polícia ostensiva, provocando os leitores e colaboradores da revista à publicação de conteúdo que embasa a gestão e as decisões, visando uma segurança pública de melhor qualidade.
Funperacchi
“Nossa força vem da nossa unidade. ”