O presidente e vice-presidente da Fundação Walter Peracchi de Barcellos – Funperacchi, Roberto Alexandre dos Santos e Dr. Luiz Augusto de Mello Pires, receberam na tarde desta quarta-feira (29) a presidenta do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Porto Alegre – Comsans, a nutricionista Milena Bittencourt.
O Comsans é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), e durante sua visita Milena que estava acompanhada do conselheiro do Conselho de Assistência Social, Pai Zeca, que também é uma liderança dos movimentos sociais das religiões de matrizes africanas; destacou que é fundamental ampliarmos o debate sobre a promoção de uma nutrição mais adequada aos povos tradicionais, de matriz africana, indígenas, pescadores, assim como para toda a comunidade.
“Estamos trabalhando no mapeamento dos pontos de soberania e segurança alimentar e nutricional de Porto Alegre, como as cozinhas comunitárias, solidárias, trabalhando também com a comunidade tradicional de matriz africana, porque entendemos que os terreiros são alguns dos maiores pontos de acesso de soberania e segurança alimentar, não linkando a religião, mas a comunidade de forma tradicional”, destacou a presidente Milena, ressaltando que o trabalho do Comsans é dar a garantia de direitos a todos, principalmente as comunidades tradicionais que não tem um fácil acesso à alimentação segura.
Milena disse ainda, que como nutricionista e presidente do Comsans preza por uma alimentação adequada, tendo este como o primeiro direito do ser humano a dignidade humana. Uma alimentação de qualidade e quantidade suficientes. “A fundação pode contribuir para auxiliar na organização, formação de política cidadã em torno da pauta da Segurança Alimentar Nutricional – SAN. Um apoio de responsabilidade social com a segurança alimentar e nutricional”.
O presidente e vice da Funperacchi, ressaltaram que é fundamental pensar em políticas e ações de combate à insegurança alimentar, afirmando ainda a preocupação com a alimentação dos militares estaduais, que muitas vezes não se alimentam corretamente e não realizam exercícios físicos regularmente.
Dr. Pires, sugeriu a realização de um simpósio, realizado em parceria com o conselho, a fundação e ainda a OAB RS. “Podemos unir inúmeras entidades para a discussão da necessidade da alimentação saúde. Certamente parte das irritações do dia a dia, dos problemas de cunho emocional também são consequência de uma alimentação desregrada, industrializada”, disse.
Roberto destacou ainda uma frase dita por Milena, de que “somos formados por células e elas se nutrem, se alimentam dos micronutrientes e macronutrientes” que ingerimos, e que é fundamental pensarmos em uma alimentação adequada e saudável para quem por horas fica sem se alimentar, ou come o possível, como no caso dos agentes da segurança pública que trabalham nas ruas.
Ambos, deixaram as portas da fundação abertas para o diálogo e para projetos que possam ser desenvolvidos em conjunto, inclusive o simpósio, que terá encaminhamento a partir de novos diálogos e que poderá contribuir muito na conscientização da importância da segurança alimentar.
Sobre o Comsans
O conselho é composto por representantes governamentais e da sociedade civil. Tem caráter deliberativo e de controle social da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Foi criado pela Lei Complementar nº 577/2007 e regulamentado pelo Decreto nº 16.027/2008.
Funperacchi
“Nossa força vem da nossa unidade.”