Funperacchi

Série de entrevistas: 2° Sargento, missão Além da Farda

A 6ª entrevista com os 2° Sargentos é com Silvia Vargas, 51 anos, mulher que ingressou na Brigada Militar – BM em 1993 na extinta EsFECS Porto Alegre, onde hoje fica o 1° BPChoque, e atualmente executa suas funções na seção de Recursos Humanos do HBPM Porto Alegre.

A 2° Sargento é a caçula da família na Brigada Militar, já que com o exemplo da irmã, a Tenente RR Sirlei Vargas, do irmão Alberto Vargas que galgou outros cargos públicos saindo da corporação que tanto continua amando e admirando; e de dois cunhados, inspirou-se um pouquinho na rotina, devoção a farda e história de vida de cada um, apaixonando-se pela profissão.

Acompanhe a entrevista!

Quais os desafios das mulheres na BM?

À época que ingressamos haviam desafios muito maiores, como ter que provar diariamente que éramos capazes ainda que mais frágeis, de atendermos qualquer tipo de ocorrência. Aos poucos fomos ocupando espaços, hoje temos policiais femininas em praticamente todas unidades e setores da BM. A mulher na BM soma força, capacidade e a gentileza que a feminilidade traz, auxiliando e executando todas as funções com esmero e comprometimento com nossa Instituição.

O fato de jurar pela própria vida, é considerado por ti missão? O que significa?

Sim, missão essa que jamais esquecemos, estando de serviço ou não, jurar pela própria vida para proteger vidas e o patrimônio, indiferente de qualquer situação.

Significa ver o próximo em primeiro lugar, significa vestir nossa farda com orgulho e coragem sem que a rotina nos cegue, significa como dizia aos novos soldados quando dava aulas na EsFES Poa, se querem só um emprego, não venham, aqui é tudo para sociedade gaúcha e precisa de muito amor para permanecer nessa família, mas se ficarem, saibam que jamais estarão sozinhos.

Seres hoje 2° Sargento, o que significa?

Esperei muitos anos por esta graduação, e mesmo já sendo 3° Sargento, a promoção é o reconhecimento de tantos anos de dedicação ao trabalho e o sucesso de passar pelo curso, a dedicação é a mesma, mas as divisas trazem consigo mais responsabilidade com o trabalho e ser exemplo para muitos jovens que ingressam.

Fazer parte de uma das policias militares mais bem preparadas do Brasil significa o que? Significa ser reconhecido em qualquer lugar, já trabalhei em outros estados como Brasília e Rio de Janeiro, a Brigada Militar é reconhecida pelo seu alto padrão de recursos humanos, qualificação, tecnologia e condições de trabalho, orgulho em pertencer e receber tantos elogios.

Se puderes dar um conselho a quem está ingressando hoje na BM, o que dirias?

Dedique-se, prepare-se, treine muito e mais um pouco, tenha orgulho em vestir esta farda, ela carrega anos de vitórias e boas ações.

Funperacchi
“Nossa força vem da nossa unidade. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima